Notícias e Eventos

Verão eleva consumo médio de energia elétrica em 20%

O valor da conta de energia elétrica está diretamente ligado ao hábito de consumo dos consumidores. Com o início do verão, a população precisa ficar atenta para não sentir no bolso os efeitos da elevação da temperatura. A Cooperativa de Eletricidade Jacinto Machado (CEJAMA) prevê um aumento médio no consumo de aproximadamente 20% em comparação com o inverno. A variação é justificada principalmente pela utilização de aparelhos de refrigeração para amenizar o calor e a maior permanência das pessoas nas residências. Equipamentos como geladeiras e condicionadores de ar apresentam aumento de desempenho para compensar a alteração climática.

Segundo a CEJAMA, com a chegada do verão é praticamente inevitável que haja um aumento na conta em função do maior consumo de energia para atenuar o calor. É um ciclo verificado todos os anos. A cooperativa explica que cada grau centígrado a mais na temperatura ambiental implica em um aumento aproximado de 3% no consumo mensal de energia elétrica.

Dessa forma, para não ser surpreendido no final do mês, o consumidor deve adotar hábitos econômicos para assim evitar desperdícios sem abrir mão do conforto. A CEJAMA alerta que os maiores vilões do consumo são os excessos com ar condicionados, chuveiros elétricos, ferros de passar e fornos elétricos. Refrigeradores mal vedados e em precário estado de conservação também podem onerar a fatura de energia.

Em nome da economia, os consumidores devem resistir a tentação e não permanecer com os climatizadores e condicionadores de ar ligados por longos períodos. A manutenção e limpeza constantes desses aparelhos, além de higiênico, também contribuem para um desempenho mais econômico. A sujeira acumulada dificulta a passagem do ar, exigindo mais potência e, conseqüentemente, aumentando o consumo de energia. A utilização do timer (temporizador) para evitar o funcionamento desnecessário do condicionador de ar é uma boa alternativa de contenção de energia. Após refrigerado o ambiente, o usuário pode recorrer a ventiladores para manter o clima agradável.

A CEJAMA alerta também, para observarem as geladeiras, que em mau estado, chegam a representar 30% do consumo de uma residência. Para evitar o desperdício de energia, uma dica é que estes sejam instalados em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários. Também verificar periodicamente a borracha de vedação que se estiver ressecada, é causa de um dos maiores desperdícios de energia. Outra questão é o tempo que se fica com a geladeira aberta. A cada abertura há uma troca de calor do interior do equipamento com o ambiente, que está mais quente, e se gasta mais energia para resfriá-la em seguida.

No caso do chuveiro elétrico, o recomendável é colocá-lo na posição verão. Quanto mais baixa a temperatura da água, menor o consumo de energia. Os fornos e os ferros elétricos devem ser usados apenas quando necessário. É importante otimizar seus funcionamentos para aproveitar o calor, evitando desligar e reaquecer o equipamento com frequência.

Como o verão estimula as pessoas a promoverem encontros e comemorações, lembramos ainda que, no caso das churrasqueiras e grelhas, a melhor opção é substituir os itens elétricos por modelos a carvão ou a gás. Ressaltamos que o uso de aparelhos de som em alto volume resulta em maior gasto de energia. Para obter uma iluminação eficiente, as lâmpadas incandescentes devem ser substituídas pelas fluorescentes ou LED. Além de iluminarem melhor, economizam cerca de 80% de energia elétrica e têm durabilidade muito superior às comuns.

Para obter um consumo eficiente de energia e garantir contas livres de inconvenientes, a CEJAMA aconselha o consumidor a ter atenção no momento da compra de eletrodomésticos. É importante optar por produtos que apresentam o Selo Procel – que indicam os aparelhos mais eficientes e que consomem menos energia.






VEJA TAMBÉM

Institucional Princípios e Valores Estrutura da companhia Conselho de administração e fiscal Área de atuação Galeria de presidentes Investimentos no sistema elétrico Programas Sociais Ambiental Demonstrativos Cooperativismo Notícias e Eventos



FAQ
 
Avenida Padre Herval Fontanella, 443 - Bairro Centro - Jacinto Machado/SC.