Notícias e eventos

O verão chegou e com ele as fortes chuvas e tempestades de final de tarde. Além de todo o prejuízo que os temporais podem causar, tanto para os consumidores como para a cooperativa, há também os riscos de choques elétricos, e por isso a cooperativa alerta: jamais plante árvores próximas da rede elétrica e mantenha a poda em dia.

Frequentemente a Cooperativa de Eletricidade Jacinto Machado enfrenta problemas de interrupções no fornecimento por conta das vegetações plantadas próximas das redes elétricas, principalmente do eucalipto, que é o plantio mais comum em nossa região. Sendo que, nem sempre a vegetação chega a causar danos às estruturas, em algumas vezes ocorre apenas oscilações e quedas, mas o maior prejudicado é o consumidor.

Segundo o engenheiro eletricista Tharles Back Machado, não são apenas os estragos e prejuízos que preocupam a cooperativa, mas também, os altos riscos com choques elétricos: se os cabos de energia forem rompidos, podem energizar o chão ou até mesmo as cercas das propriedades rurais, podendo inclusive, acontecer um acidente fatal.

A única forma de reduzir as interrupções causadas por vegetação só será possível quando as pessoas respeitarem as indicações conforme consta na Lei Ordinária nº 17.588, de 30 de outubro de 2018, que estabelece os limites para plantio de árvores exóticas e nativas: Art. 1º A faixa de segurança mínima para o plantio de árvores exóticas e outras de grande porte junto às redes de distribuição de energia elétrica é de 30 (trinta) metros, (15 metros de cada lado, a partir do eixo central) para espécies folhosas, e de 15 (quinze) metros (7,5 metros de cada lado, a partir do eixo central) para espécies coníferas. Antes que árvores sejam plantadas próximas a rede, é importante verificar os limites na legislação.

Consumidor, contamos com a sua colaboração!

#Fecoerusc #Cejama #NossaForça