Em 1929 o Sr. Egídio Tomazi iniciou o fornecimento de energia elétrica, sendo gerada por um dínamo instalado em sua serraria, movido a água, turbina e gerador de baixa potência, que abastecia poucas residências e estabelecimentos, ou seja, não se tornou um fator preponderante na ampliação do sítio urbano.
Na década de 60, após emancipação política e administrativa do município de Jacinto Machado, alguns agentes marcaram a expansão urbana e o crescimento do município a nível regional, como a instalação da Cooperativa de Eletrificação Rural de Jacinto Machado Ltda, que foi fundada em 20 de setembro de 1961.
Assim, frente aos obstáculos causados pela falta de energia, no desenvolvimento social e econômico do jovem município, reuniram-se de livre e espontânea vontade, membros da comunidade, com a intenção especial de constituir uma sociedade cooperativa responsável pela energia elétrica do município.
Na época, só possuíam energia elétrica aqueles que moravam em distritos ou nas cidades. Alguns agricultores acreditaram no sistema cooperativista e através de suas próprias economias, construíram redes, dando início a Cooperativa de Eletrificação Rural de Jacinto Machado.
A energia era inicialmente provinda da Usina Termoelétrica de Capivari (atual Capivari de Baixo) e distribuída aos seus 17 sócios fundadores sendo eles:
Pool Jorge Zacca, Silvio Boff, Ângelo Frassetto, Vitório Zanatta, Lédio Savi Mondo, Victorio Beninca Justi, Egidio Tomasi, Lênio Leônidas Lopes, Albino Zanatta, Artur Tramontin, Stefano Rzatki, Archimimo José Pereira, Francisco Ernesto Sabóia, Laerte Spíndola Lisboa, Quintiliano Emerich, Fermino Boff e Paulino Boff.