Notícias e eventos

Em meio à pior crise hídrica dos últimos 91 anos, começou a valer desde 1º de setembro/2021 o Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica criado pelo Governo Federal. A iniciativa recompensará os associados que reduzirem ao menos em 10% o seu consumo, com um bônus de R$ 50 para cada 100 kWh economizados. Esta ação tem o propósito de incentivar os consumidores a reduzirem o seu consumo de energia em meio a atual escassez hídrica vivenciada no país.

O consumidor não precisa fazer cadastro ou registro na distribuidora de energia elétrica para ter direito ao recebimento do bônus, precisará apenas reduzir o consumo de energia elétrica nos meses de setembro a dezembro de 2021, de tal forma que a soma dos consumos de energia elétrica no período seja ao menos 10% menor, em relação à soma verificada no período de setembro a dezembro de 2020. Caso seja atingida a meta de redução, o consumidor receberá um bônus de R$ 0,50 por quilowatt-hora (kWh) do total da energia economizada.

Vele ressaltar que o consumidor não está obrigado a reduzir seu consumo. O programa de incentivo é totalmente voluntário.

O bônus a ser creditado na conta de luz é limitado de 10% a 20% da energia economizada. Assim, se o consumidor economizar 30%, por exemplo, receberá o bônus limitado aos 20% economizados, da mesma forma que, se economizar apenas 09% não terá direito ao bônus.

O bônus apurado será informado após o cálculo do consumo referente aos quatros meses referenciados no programa de incentivo e creditados como abatimento do valor a pagar na conta de luz subsequente.

O engenheiro eletricista da Cejama, Tharles Back Machado, ressalta que quem economizar menos que 10% não receberá bônus, e quem economizar mais que 20% não receberá prêmio adicional. E, caso o consumidor efetue a redução e obtenha o bônus, o valor vem automaticamente na conta de energia como um desconto da fatura.

Com o bônus, além da redução do consumo em si, além de ajudar o país a enfrentar a escassez hídrica, o consumidor tem uma economia maior com o gasto de energia.

Para mais informações acesse o site da Aneel e confira as perguntas e respostas: bit.ly/3kRwqw2

#Cejama #Nossaforçavemdotrabalho #Reduçãovoluntárianoconsumo #Economizar #Aneel